h1

Da velha biblioteca

9 de Julho de 2009

IMG_3164

Hoje foi dia de ir aos arquivos paternais ver que tesouros lá me esperavam. Trouxe uns quantos volumes de Eça, uns quantos de Camilo, e mais uns quantos autores familiares. Não esperava encontrar nenhuma primeira edição valiosa, mas também não esperava encontrar estes dois meninos.

IMG_3166

À esquerda temos um exemplar de Estrada de Santiago, de Aquilino Ribeiro, sem data (mas certamente pós-1945) da Bertrand, em extraordinário bom estado, considerando que estava guardado em péssimas condições.

IMG_3167IMG_3180

À direita, uma edição de bolso da Livraria Lello de O Primo Bazílio, de Eça de Queirós, datada de 1944.

IMG_3179IMG_3182

Enfim, não serão exactamente tesouros, mas são dois exemplares que já trazem em si o pó dos anos e dos livros.

Esta busca pela biblioteca do meu pai foi curiosa. Ele foi um homem capaz de ler Flaubert e, ao mesmo tempo, Konsalik. Vi, nos seus livros velhos, um leitor ávido a quem nunca foi permitido, por todas as dificuldades económicas e culturais do seu tempo, formar-se completamente. Devo-lhe a ele o meu gosto pela literatura. E agora, umas dezenas de exemplares também.

5 comentários

  1. Fantástico!
    tenho prateleiras carregadas de todos os que o meu Pai me deixou .. impossível de me separar deles.


  2. (blhec .. ) “impossível separar-me” (diabo das pressas)
    Kiss


  3. Impossível mesmo Once,

    beijo*


  4. Pelos vistos o teu pai era cá dos meus! 😉 Também não sou esquisita, leio o que apanho! E agora que tal dedicar-se à conservação e restauro de livros?

    Cumprimentos,
    Maria


  5. Alguns até estão em estado bastante bom, mas outros, como O Primo Basílio estão, realmente, a precisar de restauro urgente…

    Obrigado pelo comentário Maria,

    Cheers



Deixe uma Resposta

