h1

Quem tem medo de Virginia Woolf? #6

25 de Fevereiro de 2010

Não é um pensamento absurdo — nem brilhante — questionar a multiplicidade dos personagens de As Ondas. Isto é, seis pessoas que são, de facto, apenas uma. Bernard reflecte sobre isso no final. Ainda assim, sobra Percival, o personagem sem voz. Penso em voz alta: Percival, amado por todos durante a infância e a juventude, morre quando o sol atinge o zénite. Então, talvez Percival, idealizado na juventude, seja a face que não se completou no personagem-seis-personagens adulto. Morre por isso. Durante o resto do romance, os personagens relembram-no ocasionalmente, como o adulto que pensa «para onde foi o homem que eu sonhava ser quando crescesse?».

Anúncios

2 comentários

  1. No Perceval de Chrétien de Troyes (séc. XII), ele é um jovem imaturo que falha a sua demanda por não saber fazer as perguntas certas.
    No ciclo arturiano em prosa (séc. XIII), embora continue a não ser o melhor cavaleiro do mundo, P. já é quase um santo.


  2. Viva BP,

    De facto, o Percival de As Ondas segue as pisadas de ambos, ou antes, assim o supomos. Apenas conhecemos o carácter de Percival a partir daquilo que as outras personagens dele pensam. Já que todas o idealizam, podemos afirmar com segurança que Percival é elevado quase ao nível de santo, como no do ciclo arturiano. Tanto mais que, morrendo no apogeu da vida, passa quase a ostentar um estatuto de mártir e é ainda mais admirado por isso. O Percival de Woolf é o what could have been / should have been dos outros seis.

    Obrigado pelo teu comentário,
    Um abraço,
    tsg.



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: