h1

Joaquim Manuel Magalhães é a nova Antologia da Poesia Portuguesa

4 de Março de 2010

Pelo menos em termos de sururu. Tudo isto causado por uma pequena nota no fim do seu último livro, Um Toldo Vermelho (2010). Pode ler-se mais sobre o caso na Poesia & Lda., por exemplo.

Lembro apenas uma coisa: nenhum poeta é dono da sua obra. Joaquim Manuel Magalhães pode dizer que tudo o que está para trás não existe — está no seu direito e certamente haverá quem opte por respeitar a vontade do autor — mas a verdade é que cada leitor continuará a ler o Joaquim Manuel Magalhães que quiser. Discuss.

Anúncios

4 comentários

  1. o neo-realista carlos de oliveira n fez exactamente o mesmo, refazendo (ou rarefazendo) em 70 o q havia feito em 40? «it’s all just a little bit of history repeating.»


  2. Precisamente. O celeuma que o acto de JMM está a provocar não se prende tanto com a sua própria obra, antes com a suposta filiação de poetas como Manuel de Freitas. No seu facebook, a comentar o artigo de João Luís Barreto Guimarães, Luís Quintais perguntava: «o que dirá agora o “poeta sem qualidades”, esse mesmo, o Freitas? Ficou órfão?». Enfim, esclarecendo, não tomo partidos por poetas com ou sem qualidades, apenas me limito a observar.

    Um abraço,
    tsg.


  3. sim, é isso mesmo, e, sim, tens razão, ele n pode apagar o passado; quanto muito, agora existem dois JMM: o “verdadeiro” (nc s sabe s, daqui a alguns anos, ele vai querer reler a obra dele segundo os princípios q terá então) e o “falso” (q, ironicamente, foi o q o trouxe até aqui e o permitiu fazer esta antologia), but that’s ok.


  4. Exacto. A única coisa que se vai alterar é que, no início de cada leitura da obra de JMM, o autor do estudo vai ter de dedicar um parágrafo — ou dois ou três — a explicar porque é que escolheu uma ou outra obra. Ou fazer da escolha o ensaio completo.

    Cheers,
    tsg.



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: